quinta-feira, 20 de março de 2008

Cruz credo!


"O que se opõe à fé não é a descrença. É o medo."
[Leonardo Boff, teólogo]

Aquele que não vive em função de algo, por favor, levante o mouse! Referência é o que o homem sempre busca. Desculpe pelo "sempre", ok? Mas eu não vejo de outra forma. Você vê? Será que é possível uma sociedade sem um referencial? Não, este não é um discurso moralista/ baseado nos "bons costumes"... Eu me refiro à figura de algo que se possa observar, experimentar, comprovar [nem que seja pra si mesmo, sabe? Algo particular...]; no fim das contas, dizermos: "faz sentido".

Posso exemplificar [exemplos são ótimos!]: Você nunca assistiu Power Rangers, X-Men, Formiga Atômica, Chapolin Colorado, dentre outros super-heróis? Nunca se identificou com nenhum deles? Nunca quis ser como um deles? Parece que, desde cedo, somos estimulados a desenvolver nossa empatia com os coleguinhas de sala ou de nossa vizinhança: "esconde-esconde", "pique-alto", "polícia e ladrão" e outras brincadeiras para crianças [só para crianças?].

Muita gente cresce e faz de conta que não tem um "super-herói". Deve ser por causa da tal reputação ["o que vão pensar de mim?"]. Será mesmo que "gente grande" não pode ter nenhum referencial além de si? Durante toda História, percebe-se que houve muitas personalidades que influenciaram GRANDEMENTE o mundo em que vivemos. O que seria do mundo sem Sócrates, Napoleão Bonaparte, William Shakespeare, Newton, Graham Bell, Freud, Gandhi, Nelson Mandela, Analzira Nascimento e muitos, muitos outros personagens da vida real?
Muita das religiões e ideologias que o mundo dispõe está representada por símbolos: para o Comunismo, a Foice e o Martelo; o Judaísmo moderno emprega a Estrela de Davi; o Mc Donald's, o "eme" maiúsculo [M]; por aí vai. Desde os primórdios do Cristianismo, utiliza-se a Cruz como símbolo. Eis, aí, algo pelo qual tenho como referência: a Cruz de Cristo. Sim, pois ela me indica quem sou. Sou alvo do amor de Deus, que não poupou seu próprio filho. Quanto à historicidade da pessoa de Jesus, a pesquisa científica não deixa nenhuma dúvida [Jesus Histórico]. Taí, algo que tomo como referência... Meu signo? A Cruz. Ela me conduz a Cristo - Muito falado, pouco conhecido. Ele quer um encontro com você! [Saiba como]. O que seria de mim sem a Cruz de Cristo?

"Sim, eu amo a mensagem da cruz; té morrer, eu a vou proclamar. Levarei eu também minha cruz, té por uma coroa trocar." [Mensagem da Cruz - 291 H.C.]

Nenhum comentário: