sexta-feira, 11 de julho de 2008

Qual é sua geração?

Do dia 23 a 24 de maio, participei de uma conferência em São Paulo, realizada pelo Passion: um ministério voltado a "despertar espiritualmente" [foi a definição que mais ouvi] os estudantes universitários do mundo todo. Sua visão encontra-se no livro do profeta Isaías, capítulo 26, versículo 8 ["Geração 268"]:

"No caminho dos teus juízos, Senhor, temos esperado por ti; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma."

Curiosamente, em minha mente [desculpe o eco...], veio a inevitável comparação ao quadragésimo aniversário da juventude de "maio de 68" [aquela das barricadas e frases criativas, como: "As paredes têm ouvidos, os ouvidos têm paredes"]. A "Geração 68" foi uma geração marcada pela força dos movimentos estudantis no cenário político [restringi à política, mas sua influência cultural, por exemplo, é incontestável]. Sim, claro que rola um certo saudosismo por parte de algumas pessoas. "Flores nos cabelos", "movimento hippie", "paz e amor", "revolução já!", "caminhar contra o vento sem lenço e sem documento"... Tem gente que deve até chorar de saudade dessa época. Muito se foi espetacularizado - pra fazer uma analogia à máxima de Guy Debord [estou estudando! hehe...].

"Façamos justiça! Foi uma época de conscientização social que até hoje tem influenciado movimentos de resistência em todo o mundo" - diria um militante orgulhoso por sua geração 68. Não sou de debochar de tempos passados! Em alguns casos, águas passadas movem moinhos, sim! Eu mesmo me amarro nas canções de antigamente, por exemplo. Como sinto saudades da vitrola daqui de casa! Eu me lembro perfeitamente de quando meus pais colocavam os LPs do Grupo Logos: "Você amigo também/ Pode esperá-lo assim/ É preciso, entretanto, entregar-lhe o coração/ E então, vem cantar/ Que bom será..." Hmm... Olha o cheirinho de naftalina!! hehe...

O problema é quando a geração vira um rótulo. Aí, já viu, né? "Geração coca-cola", "geração extravagante" [extragavante?], geração disso, geração daquilo... Não quero tirar os méritos dessa juventude que pôs a cara à tapa por suas convicções. Mas, pessoas continuam sofrendo todo tipo de violência possível: física, emocional, verbal, doméstica... Há quem diga que a frase "Vamos mudar o mundo!" anda meio fora de moda, sabe? Também, pudera! O que mudou de 68 pra cá? Não influenciaremos nossa geração por nossas forças, nosso jeito, nossa vontade. Aliás, a nossa vontade é ruim, imperfeita e desagradável. Discorda? Então discuta com o apóstolo Paulo, o "apóstolo dos gentios". Foi ele quem escreveu isso, divinamente inspirado - importante ressaltar [Romanos 12:2].

Não podemos colocar Deus numa caixa de sapato, pra que Ele se renda à nossa vontade de mudar o mundo. Por quê? Porque isso não é possível, caro leitor! Ainda assim, vez por outra, tentamos engavetar Deus, não é mesmo? Ou colocá-Lo na lâmpada mágica do Aladdin... Ou consultá-Lo nas páginas de um livro de Teologia Sistemática... Somente Deus tem a melhor maneira de transformar o mundo. Deus interfere na história!

Não sou eu que vou explicar neste curto espaço um assunto tão abrangente como o "conflito de gerações". Mas, se me permite, direi que a relação "pais e filhos" [me refiro à gerações distintas] reflete algumas contribuições [aparentemente contraditórias]. Perceba: Enquanto o adulto faz de sua "experiência de vida" um ideal, critica as novas formas de pensar da juventude. Como o homem se contradiz! Apegado aos "ideais" de sua experiência, a geração "experiente" se isola em sua "torre de marfim" e faz de sua crítica aos "devaneios da juventude" uma bandeira. Nada mais juvenil, não? E vira uma bola de neve [dialética, pra falar bonito...]. Entendeu? hehe... Resumindo: ambos estão falando do mesmo assunto, mas com idiomas diferentes. Todos querem transformação!

"Você me diz que seus pais não lhe entendem. Mas você não entende seus pais.Você culpa seus pais por tudo. E isso é absurdo. São crianças como você. O que você vai ser, quando você crescer?" [Renato Russo - Pais e Filhos]

A verdade é que todos querem transformação, mas poucos querem ser transformados. Precisamos de relacionamentos que transformem atitudes e caráter. How? [pergunta o falante da língua inglesa...]

a) através do PAC; b) através de ONGs; c) através da religião; d) através da Fundação Roberto Marinho; e) nenhuma das anteriores. Espero que você tenha marcado a alternativa "e)", pois a mudança que o mundo tanto precisa não virá de esforços humanos. Somente Deus, através de Seu filho Jesus, pra mudar nosso mundo. Geração 268? Sim! Sou "geração 268" porque - e somente porque - em Deus está o desejo de minha alma. "Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre." [Eclesiastes 1:4].


Geração vai, geração vem
E a terra permanece pra sempre
Do pó veio o homem e ao pó vai voltar
E suas riquezas vão ficar
Levanta-se o sol, põe-se o sol
E a sua origem retorna novamente
A vida e os seus ciclos,
Formas que retornam ao princípio:
Deus e o homem, perfeita união
Nada é tão novo e nada é tão velho
A vida e os seus mistérios
Um homem e uma cruz, vida e luz,
Jesus o "Cordeiro de Deus"
Levanta-se o sol, põe-se o sol
E à sua origem retorna novamente
O que nos resta, senão retornarmos aos princípios:
Deus e o homem, perfeita união
[Oficina G3 - José Afram Júnior]